segunda-feira, 13 de julho de 2015

Quadrilha Cheiro da Terra 2015 - Casamento Matuto - O Chafurdo de Conceição!!!


Casamento Matuto 2015


Baseado na Obra o Quinze de Raquel de Queiroz;


 O Chafurdo de Conceição!!!



Ficha técnica

 Texto e Direção: João Paulo Freitas Gomes e John Wesley Monteiro

Curriculum – John Wesley Monteiro
Diretor e ator sob número;0001698-Ce
Cia. Magote
Cia. De Teatro Degraus
Graduando em Letras (UNILAB)

Curriculum – João Paulo Freitas Gomes
Diretor e ator Cia. Magote
Graduando em História (fmb)

Figurino: Arnolddo Araújo

Diretor da Cia. Degraus


















Casamento Sinopse

Após 100 anos da seca do quinze, a Escritora Raquel Queiroz revive para conta a verdadeira história de amor entre Conceição e Vicente.

O Cenário é o mesmo... Chão batido por todo canto, o sol sempre a pino ressequindo a alma de qualquer retirante, a vista a carcaça da última reses magra que se perdeu na fuga da seca, os ossos guardam a longínqua marca do que um dia foi viver a maior seca de todos os tempos, a seca do 15...[...]Mais que uma história de dor, lamento e sobrevivência, essa história também é uma história de amor... "

O chafurdo de conceição, baseado na obra o Quinze de Raquel de Queiroz. A história amorosa entre Vicente e conceição é concretizada nessa história com  importante enfoque na seca, migração nordestina e na figura idealizada da mulher.

Conceição, uma jovem que tem a esperança de uma vida melhor e decidi fugir da seca, a tia por sua vez acredita que a chuva vai chegar e tudo vai mudar.


Vicente, o jovem filho de coronel, sempre teve tudo, ver sua vida mudar com a morte do pai e ele por sua vez tendo que casar e constituir uma família para tomar de conta da herança do falecido, em contra ponto a essa história de amor, três cômicas vilãs que tentam atrapalhar essa história, mas no fim, tudo dá certo e depois de casados os dois comemoram a chegada da chuva e o São João.







Da Construção do texto e enredo do casamento.

Ao nos debruçarmos sobre a obra o Quinze, na busca de subsidiar o enredo do nosso casamento, procuramos olhar a história por diversos ângulos, em um deles, buscamos a subjetividade de Raquel de Queiroz, escritora comunista, revolucionária em seu tempo e primeira mulher a entrar na academia de letras.

Nesse enfoque, observamos os ideais feministas e as diversas figuras da mulher que Raquel trabalha em sua obra e boa parte de suas opiniões e subjetividade encontram-se contempladas na personagem protagonista Conceição, que rompe com o pensamento conservador sobre a mulher. Conceição, mulher letrada , dedica sua vida a cuidar dos retirantes, nos campos de concentração a sua Tia Inácia representa a mulher em seu pensamento conservador impondo a Conceição o casamento, visto que mulher solteira é como um aleijo para a família.

Em contra ponto a tudo isso a Cordulina, uma mulher dedicada a vida do lar e a cuidar dos filhos e ainda a figura da mulher negra, vista como vulgaridade dentro da obra, a negra por sua vez termina a história casada com o grande amor de Conceição, o primo Vicente.

Foi nessa perspectiva de forma humorada que construímos a história e o enredo de nosso casamento.







Casamento Matuto da Quadrilha Cheiro da Terra - Destaque em todas as apresentações


Conseguimos excelentes notas e avaliações a cerca do nossa casamento, eu, John Wesley, considero que foi o melhor de todos os anos, assim como também o melhor ano da quadrilha.
Premiados;
Segundo Melhor Casamento - Ceará Junino em Itapiúna
Melhor casamento - Circuito Sesc - Quixaramobim-Ce
Melhor casamento - Empate - Messejana - Fortaleza- Ce
Melhor casamento - Empate - Baturité - Ce






Agradecimentos


Ao amigo e companheiro João Paulo Freitas Gomes e  ao Diretor/figurinista Arnolddo Araújo, ao presidente Evani Lima Lopes por acreditar e nos confiar essa responsabilidade, a todos os atores do elenco do casamento e a todas da família Cheiro da Terra. Meu Muito OBRIGADO!!!!












Confiram o  áudio do nosso casamento gravado no Remix estúdio, acompanhando a execução do áudio algumas fotos do nosso casamento e da Quadrilha Cheiro da Terra 2015!!!




Um comentário:

  1. ola meu nome e Nelio gostei muito do casamento sou quadrilheiro e tenho uma quadrilha pequena da cidade onde eu moro e esse ano a seca do quinze e o nosso tema queria se eu posso usar esse casamento se sim me mande o roteiro por favor se nao trankilo eu entendo meu e-mail FNELIORJ@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir