quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Obrigado Senhor por este ano de 2011!












È estamos no fim de mais um ano, no campo profissional e no teatro, estou muito feliz, tive varias apresentações, fiz muitos trabalhos ousados e arriscado. Sinto-me agora muito realizado.
 Fazendo uma breve retrospectiva;       
  • No começo do ano eu tive a missão de preparar a galera do Liceu para apresentação no F.A.C.I.L 2011, competindo com varias escola da cidade, com a peça; Carrapicho, O jovem da rua do lixo! Deixamos todas as escolas para traz e demos um verdadeiro show, tinha medo de não conseguir o 1° lugar neste ano,, pois ainda estava muito frustrado com 2010, onde nos perdemos de lavada mas graças a Deus, este ano foi diferente e eu e toda galera do Liceu, levamos o 1° lugar para casa.
  •  Depois um outro desafio; foi convidado pelo município de Baturité, para aplicar oficinas de teatro no projeto Pro jovem Adolescente, fiquei muito feliz, porém receoso pois iria ensinar jovens quase da minha idade e que já me conheciam, pois a maioria era aluno do Liceu, trabalhei em quatro comunidades diferentes e eu teria que apresentar alguma coisa com essa galera, fiquei extremamente preocupado mas encarei e como tava tudo muito corrido eu resolvi dos 4 coletivos de projvem, escolher somente 2 para a execução de um trabalho e assim fiquei com os projovens do Conj. Maria José Viana e Conselheiro Estelita. 
      No Conj. montei a esquete; Noticia de Jornal, e ainda começamos a peça; A Menina, A boneca e o sonho, que por falta de tempo, não foi possível apresentá-la. 
      No Conselheiro montei; A Esquete teatral; O Bebê de Dorot, no fim, os dois trabalhos que ficaram prontos, foi um sucesso, as coisas nunca são do jeito que agente quer mas com estes 2 trabalhos fiquei muito feliz, e fizeram muito sucesso.


















  • Também neste ano realizei o meu maior sonho; tive a honra de conhecer a Banda Calypso; Joelma e Chimbinha estiveram aqui e pode recebê-los no seu camarim, graças a minha chefe Alice Furtado, assisti pela primeira vez a banda ao vivo, foi para mim como um sonho, eu jamais vou esquece, espero que em 2012 eu tenha novamente esta oportunidade.
  •  Depois me veio a bossibilidade de poder voltar com o espetáculo o qual eu mais colhei frutos; Os Clowns. Já conhecia a Raquel Sousa, mas como minha aluna eu descobri que ela é fabulosa e que era a pessoa ideal para o que eu procurava lhe fiz o convite e ela aceitou ser a minha nova clown, logo tínhamos uma agenda lotada de apresentações no mês de Outubro, temos muito que ensaia e descobri o outro, neste novo ano que começa.
  •  Em Itapiúna-CE; Nos ,eu,Arnolddo e Neto, fomos convidados para aplicar uma oficina no Fundo Cristão para crianças em Itapiúna. Nossas oficinas aconteciam nas quintas e sextas feira, sempre acabávamos nos divertindo, apesar de ganhar para isso, o melhor é a diversão, a conversa e depois as histórias engraçadas que nos acontece. Nossas aulas foram bem aproveitadas por aquelas crianças, foi mais o menos 3 meses de curso, e no final eu acabei montando um espetáculo de natal; Era Uma vez o Natal, e o Neto montou um espetáculo de dança. Foi um sucesso, já estou com saudades de todos...







  • As Belas sem a Fera; Foi um ano de aperfeiçoamento para a esquete teatral, apresentação no teatro do morro do Ouro serviu para analisar novamente todo o espetáculo, às vezes nos acomodamos no bom e deixamos de ser melhores ainda.Diversas apresentações das belas este ano,  completou 1 ano de sucesso.
  • Efígie; Estávamos aflitos, pois desde 2010 não havíamos mais apresentado a peça carro chefe do Degraus, a saída da Ingrid marcou não sou Os Clowns, mas a peça, com a volta do Leonildo a nova estréia aconteceu logo, em agosto de 2011, um sucesso esplêndida, onde apresentamos também neste mês de Dezembro no Espaço Cultural na 1° Semana de Arte Xerem, Eduardo, meu personagem, cresceu bastante dentro da peça e eu amei mais ainda fazer.
  • John Wesley Arte Produções; A volta dos Clowns me trouxe muitas idéias e coisas positivas, uma delas a criação da minha marca e deste espaço. A meta para o próximo ano é de aumentar a divulgação o número de acessos no blog e uma melhor estruturação.
  • Fiz diversos trabalhos soltos, para apresentação de trabalhos ou eventos que fui convidado, um deles foi o Café com Letras, qual eu fiz as poesias Perdão e Folha seca e integrei a S.O.A.R; sociedade amigos da arte de Baturité
  • Novos projetos; Quero voltar neste ano que ta chegando, a fazer novamente meus monólogos, aperfeiçoar o que ja estar feito e investi mais ainda na minha arte. Trabalhar fora da minha cidade, dar continuidade em Itapiúna e ao Projovem etc.
 Que este novo ano seja um sucesso maior que este ano que ta acabando, que Deus me abençoe!
FELIZ 2012....          



     

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ontem Dia 14 de Dezembro confraternização de despedida do Projovem do Conj. Maria José Viana









  

Ontem foi a festa de encerramento do Projovem do Conj. Maria José Viana o qual fez bastante sucesso com a esquete teatral: "Noticia de Jornal", dirigida e montada por mim.
Recordo-me aqui do meu primeiro dia de aula, fiquei muito assustado em saber que iria trabalhar ali, naquele canto o qual eu nunca tinha pisado e quando cheguei para dar minha primeira aula me surpreende com o numero imenso de jovens os quais muitos eu já conhecia do Liceu, fiquei feliz e dei a minha melhor aula naquele grupo, depois foi descobrindo a grandiosidade de muitos ali a começar pela orientadora; uma Senhora jovem que esta sempre a buscando a felicidade, inteligente, participativa, de um temperamento marcante e forte uma pessoa muito centrada sempre me trator bem e fez de tudo para dar certo a realização do meu trabalho lá. Muitíssimo obrigado; Dora Paiva!
 Infelizmente, o tempo foi pouco para a cloclusão do trabalho, que constava em meus planos; além de montar a esquete, teríamos a peça;” A menina, a Boneca e sonho", mas infelizmente ficamos somente com a Noticia de Jornal nas suas quase 5 A presentações, que por onde passou levou muitos elogios, no começo houve uma resistência por parte dos alunos do Projovem que não entediam a esquete e falavam mal, o normal; pois me utilizei do teatro surrealista e abstracionista com uma informação a ser construída pelo espectador e não dada de graça, facilmente, utilizando os exercícios de teatro aplicados nas oficinas.


"Noticia de Jornal" Projovem conj. Maria José Viana
Direção; John Wesley Monteiro
Elenco: Alunos do Projovem
texto: Caráter poético, autor desconhecido,feita durante a II Guerra mundial nos campos de refugiados;

                          Noticia de Jornal
Pelo dinheiro, pelo sangue,
Pelo ódio Pela vida e pela morte,
 que escorrem das noticias de Jornal
 E as crianças onde estão?

Estão comendo capim
nos campos de refugiados,
os meninos correm atrás de uma bola
 pelos campos minados e
as meninas embalam
suas bonecas desmembradas
 E as crianças onde estão?

Estão nas ruas empunhando metralhadoras (de verdade)
Ou brincando em cima de tanques blindados (de verdade)
E as crianças Onde estão?

E quase noite...
Elas brincam de rodas nos cemitérios
e dormem chorando sem Pai,
nem mãe...
Onde estão?

Fotos da apresentação no cafê com letras 2011